Pirâmide de Maslow: Hierarquia das Necessidades Humanas.

A motivação pode ser conceituada com a junção da vontade e a ação que uma pessoa deve ter para suprir suas necessidades.


Está motivação é objeto de vários estudos nas áreas de ciências humanas e é utilizado como vantagem para os profissionais de Marketing na venda de um produto diante de seu consumidor. A Pirâmide de Maslow, também chamada de hierarquia das necessidades de Maslow, é um conceito criado na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow.




Compreender as necessidades e desejos de um consumidor tornou-se um desafio cada vez mais difícil. A hierarquia de necessidades é definida em 5 categorias distintas.


1 - Necessidades Fisiológicas: São as necessidades mais básicas que um individuo necessita para se sentir motivado, nela estão como exemplo a necessidade de respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase;


2 - Necessidades de Segurança: necessidade de se sentir seguro, por meio do lar, segurança no trabalho ou com a saúde;


3 - Necessidades Sociais: Está categoria é associada aos fatores que um individuo precisa ter para viver em sociedade e se sentir aceito, e pertencente a um grupo ou tribo;


4 - Estima: Necessidade de reconhecer as próprias capacidades e também de ser reconhecido;


5 - Realização Pessoal: Necessidade de obter autorrealização e conseguir fazer aquilo que gosta.



A Pirâmide de Maslow no Marketing


O conceito que rege a pirâmide de Maslow é utilizado para entender os fatores psicológicos que levam os consumidores às compras. Com isso, a hierarquia de necessidades pode identificar as motivações para a compra de um produto ou serviço, que pode ser identificado pela empresa.


Para oferecer um produto que tenha uma boa aceitação por parte dos consumidores, normalmente é preciso que este possa atender diferentes fatores da hierarquia, apresentando a maior utilidade possível.


Ao entender a hierarquia de necessidades de Maslow, os administradores da empresa podem segmentar e tipificar seus clientes adaptando suas estratégias de marketing.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo